SISTEMA OPERACIONAL: (S. O. ou OS) É uma reunião de programas que trabalham em conjunto para gerenciar as atividades executadas no computador. O sistema operacional interliga o usuário ao computador. Sua tarefa principal é supervisionar, gerenciar e controlar todo o trabalho executado pelas diversas partes que compõem o computador. Exemplos: MS-DOS, Windows, Linux, Macintosh (desenvolvido pela Apple) e Sistemas Operacionais para dispositivos móveis, tais como: Android (Google), Windows Mobile, Symbian (Nokia), Bada (Samsung) e muitos outros.
PROGRAMA ou APLICATIVO: É uma interface desenvolvida para uma determinada finalidade ou para suprir necessidades de um usuário ou de uma empresa. Tem por objetivo desempenhar diversas tarefas normalmente ligadas a trabalhos pessoais, em escritórios ou empresariais, tais como a criação e dição de documentos pessoais e profissionais. Os aplicativos também podem chamados de: Executável, utilitário ou de aplicação. Através dos aplicativos criamos os arquivos. Exemplos: Word, AutoCAD, Access, Power Point, Excel, Paint Brush, Corel Draw, Photoshop, Flash, Dream Weaver.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO: É um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para desenvolver um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e, quais tarefas devem ser realizadas sob várias circunstâncias. Exemplos: PHP, Java, Visual Basic, Assembly, C, C++, Pascal, Delphi, Java Script, Clipper, HTML, Fortran, Cobol, Python, Shell Script.
ARQUIVO ou FICHEIRO: É o objeto que possui a função de armazenar as informações em um computador. Através dos arquivos podemos guardar dados em HD, cartão de memória, disquete, CD, DVD, Blu-ray, pendrive, MP3 ... MP20, e-mail e em outros discos diversos. São criados em aplicativos. Normalmente o nome dado ao arquivo faz referência ao seu conteúdo. Exemplos: Fotos, músicas, vídeos, cartas, recibos, folhas de pagamentos, planilhas, gráficos.
PASTA ou DIRETÓRIO: São divisões lógicas de discos (HD, disquete, CD, DVD, Pendrive, MP3 ... MP20) que armazenam arquivos, sub-pastas, aplicativos e sistemas operacionais. Exemplo: Meus documentos, Arquivos de programas, Menu Iniciar.
SOFTWARE: São os componentes lógicos (não podemos tocar) de um computador. São os sistemas operacionais, aplicativos, arquivos e diretórios.
HARDWARE: São os componentes físicos (que podemos tocar) de um computador. Também pode ser chamado de Periféricos. Exemplos: teclado, mouse, caixas de som, placa mãe, HD, monitor, gabinete, impressora.
REDES DE COMPUTADORES: Consiste em 2 (dois) ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si. O principal objetivo de uma rede de computadores em uma empresa ou em uma residencia é o compartilhamento de serviços, tais como: sistema operacional, aplicativos, arquivos, impressoras, internet e bancos de dados. A Internet é uma rede mundial, um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.